« More Insights


Consultas Públicas em Andamento

Não há consultas públicas relevantes ao comércio exterior em andamento.

Diário Oficial da União

Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex

Notícia Siscomex Importação n° 011/2019
A partir de 25 de março de 2019 o projeto-piloto do Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE) será disponibilizado para todos os importadores.
[Texto na Íntegra]

Notícias Referenciadas

Realizada Plenária do Fórum Consultivo OEA
Fonte: Receita Federal
O Fórum Consultivo OEA promoveu sua 3ª plenária, em 21 de março, no auditório da Superintendência da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal, em São Paulo-SP, com intuito de atualizar os operadores certificados e efetuar eleição de seus novos membros. O Fórum Consultivo OEA tem como objetivo constituir canal permanente de comunicação entre o OEA e a RFB, no âmbito do Programa OEA.
[Texto na íntegra]

Servidores participam de curso sobre inspeção em navios
Fonte: Anvisa
A Anvisa participou, entre os dias 12 e 14 de março, de um curso de formação para inspeções em navios de passageiros com base no manual europeu para normas de higiene e vigilância de doenças transmissíveis. A atividade foi realizada a bordo do navio Celestyal Olympia, ancorado no porto da cidade de Pireus, na Grécia.
[Texto na íntegra]

Freada global quebra ritmo de exportação
Fonte: Uol
Após dois anos de crescimento expressivo, que ajudou o Produto Interno Bruto (PIB) a registrar resultado positivo, as exportações brasileiras terão um desempenho modesto em 2019. Entre os fatores que pesam sobre as vendas externas estão a desaceleração da economia global, a crise argentina e, até mesmo, uma eventual pacificação na guerra comercial entre China e Estados Unidos.
[Texto na íntegra]

Brasil e Chile querem aproximar Mercosul e Aliança do Pacífico
Fonte: Agência Brasil
O Brasil e o Chile prometem intensificar a aproximação entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, pois Venezuela está suspensa temporariamente) e a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru) para uma área de livre comércio. A partir de julho, o Brasil exercerá a presidência-pro tempore do Mercosul e Chile estará à frente da Aliança do Pacífico.
[Texto na íntegra]

Entrada na OCDE pode trazer grau de investimento ao Brasil
Fonte: Istoé
O ingresso do Brasil como membro pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tratado entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump na viagem oficial aos Estados Unidos, deverá atrair investimentos estrangeiros e pode viabilizar agenda de reformas econômicas liberalizantes.
[Texto na íntegra]

Diretor da OMC diz não entender que Brasil abriu mão de status
Fonte: Notícias Agrícolas
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse nesta quarta-feira, 21, que não entendeu, pelo comunicado oficial da visita do Brasil ao governo americano, que o País tenha aberto mão do status de país emergente e, portanto, deixado de receber o tratamento especial conferido pela OMC a esse grupo. Essa teria sido uma exigência dos Estados Unidos para apoiar a candidatura do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo ele, o que o Brasil aceitou foi “abrir mão de usar alguns espaços daqui pra frente”.
[Texto na Íntegra]

Portos brasileiros vão crescer 3,5% em 2019
Fonte: Portos e Navios
Os portos brasileiros e os terminais privados vão movimentar 1,15 bilhão de toneladas de mercadorias neste ano. O volume representa um crescimento de 3,5% na comparação com as operações realizadas no ano passado. A informação é do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Mendes.
[Texto na Íntegra]

Governo vai divulgar editais para licitação de terminais do Porto de Santos
Fonte: Portos e Navios
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta sexta-feira (22) que o governo deve apresentar em breve os editais para licitação de terminais em Santos, Paranaguá e Suape.
[Texto na Íntegra]

UPS integra plataforma blockchain para melhorar cadeias de fornecimento comerciais
Fonte: Cointelegraph
Principal transportadora americana UPS e empresa de tecnologia de comércio eletrônico Inxeption em conjunto lançaram uma plataforma blockchain para melhorar as cadeias de suprimentos. O desenvolvimento foi anunciado em um comunicado de imprensa publicado em 21 de março.
[Texto na Íntegra]