« More Insights


Consultas Públicas em Andamento

Não há consultas públicas relevantes ao comércio exterior em andamento.

Diário Oficial da União

Não houve publicações relevantes ao Comércio Exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex

Não existem notícias do Siscomex para hoje.

Notícias Referenciadas

Nenhum país deu certo “se escondendo da globalização”, diz secretário
Fonte: Exame
Marcos Troyjo, Secretário Especial de Comércio Exterior e Relações Internacionais do Ministério da Economia, disse nesta segunda-feira (15) que o Brasil precisa “parar de fugir da globalização e fazer inserção competitiva”.
[Texto na íntegra]

Denúncia do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)
Fonte: Itamaraty
O governo brasileiro denunciou, no dia de hoje [15], o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), formalizando sua saída da organização. A decisão foi comunicada oficialmente ao governo do Equador, país depositário do acordo, e surtirá efeitos transcorridos seis meses a contar da data de hoje.
[Texto na íntegra]

Cenários doméstico e internacional afetam balança comercial do Brasil
Fonte: DCI
A lenta evolução da economia doméstica e a desaceleração mundial afetou o comércio do Brasil. No primeiro trimestre deste ano, o saldo da balança comercial caiu 13,9% em relação a igual período de 2018, de US$ 12,2 bilhões para um total de US$ 10,5 bilhões.
[Texto na íntegra]

Dubai quer ser o maior importador de café do mundo
Fonte: ANBA
O emirado de Dubai pretende ser o principal importador de café do mundo. Foi o que disse o presidente do Centro de Multi Commodities de Dubai (DMCC, na sigla em inglês), Ahmed Bin Sulayem, durante o Global Business Forum para a América Latina (GBF), que aconteceu em 09 e 10 de abril, na Cidade do Panamá.
[Texto na íntegra]

Governo federal leiloará em agosto 3 terminais portuários
Fonte: Valor
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou nesta sexta-feira, no “Diário Oficial da União”, os editais dos leilões de três terminais portuários, a serem realizados na B3 em agosto.
[Texto na íntegra]

Clipping STTAS

Seminário CNI: Reforma da OMC

A STTAS, a UPS Company, esteve presente no Seminário “Reforma da OMC”, organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com a ICC Brasil (International Chamber of Commerce), no dia 02 de abril na cidade de São Paulo.

O evento foi constituído por 3 painéis, nos quais representantes de países da Europa, México, Argentina, Estados Unidos e da Austrália, além da própria OMC, debateram sobre o futuro da Organização. O governo brasileiro também marcou presença, representado pelo Ministro André Odenbreit, Diretor de Organismos Econômicos do Ministério de Relações Exteriores, e por Lucas Ferraz, Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Durante os debates, os panelistas concordaram que a OMC necessita de uma reforma. A Organização – que sucedeu ao GATT para promover um comércio internacional mais justo e equitativo, especialmente àqueles que não possuem uma participação expressiva no comércio global e, consequentemente, ficariam à deriva em meio as decisões das grandes potências – está ameaçada e pode perder sua capacidade de influência e governança do comércio global.
[Texto na íntegra]