« More Insights


Consultas Públicas em Andamento

Não há consultas públicas relevantes ao comércio exterior em andamento.

Diário Oficial da União

DECRETO Nº 10.029, DE 26 DE SETEMBRO DE 2019
Autoriza o Banco Central do Brasil a reconhecer como de interesse do Governo brasileiro a instalação, no País, de novas agências de instituições financeiras domiciliadas no exterior e o aumento do percentual de participação, no capital de instituições financeiras com sede no País, de pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior.
[Texto na íntegra]

Notícias Siscomex

Não existem notícias do Siscomex para o dia de hoje.

Notícias Referenciadas

Nova Zelândia anuncia iniciativa climática de cinco países
Fonte: Istoé
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou uma iniciativa comercial-climática promovida por cinco países e única em seu estilo, que busca eliminar as tarifas para a tecnologia verde e eliminar os subsídios dos combustíveis fósseis.
[Texto na íntegra]

Empresários brasileiros começam a ter ingresso facilitado nos EUA até dezembro
Fonte: Época Negócios
No âmbito da negociação de um amplo acordo econômico-comercial entre os dois países, o Brasil começa a entrar, até o fim deste ano, no programa americano Global Entry, o que facilitará a entrada de visitantes brasileiros nos Estados Unidos.
[Texto na íntegra]

Portos movimentam 513 milhões/t no 1º semestre; queda de 3%
Fonte: Portos e Navios
O setor portuário brasileiro movimentou 513 milhões de toneladas no primeiro semestre, queda de 3,29% em relação ao mesmo período de 2018, quando as instalações portuárias brasileiras movimentaram 530,5 milhões de toneladas.
[Texto na íntegra]

Brasil tem espaço para diversificar exportações para Oriente Médio, diz ministra
Fote: MAPA
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse nesta quarta-feira (25) que a missão ao Oriente Médio mostrou que o Brasil precisa diversificar a pauta exportadora.
[Texto na íntegra]

‘BR do Mar’ deve ser apresentada em outubro e diretor garante que governo irá ajudar
Fonte: A Tribuna
O “BR do Mar”, programa do Governo Federal que prevê mudanças no sistema de afretamento de embarcações e no Adicional ao Frete da Marinha Mercante (AFRMM), deve ser apresentado em outubro. É a expectativa de Dino Antunes, diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.
[Texto na íntegra]

Hub port em Santos requer adequações
Fonte: A Tribuna
A localização estratégica, importância na balança comercial e disponibilidade de áreas para expansão creditam o complexo portuário de Santos a se transformar num hub port (concentrador de carga).
[Texto na íntegra]

Clipping

Evento Procomex e CNI: Aprimoramento do Comércio Exterior Brasileiro

No último dia 18, a STTAS participou do evento “Aprimoramento do Comércio Exterior Brasileiro”, promovido pelo Procomex em parceria com a CNI, no qual foram discutidos desafios rotineiros que as empresas atuantes no Comércio Exterior enfrentam em suas operações. Entre os temas abordados, foram permeados desde questões específicas de dificuldades operacionais na exportação, desafios e entraves na implementação do Portal Único, questões que envolvem o dia a dia daqueles que já possuem a certificação OEA, e demais demandas de cunho burocrático em geral.
O objetivo do evento, em formato de reunião, foi organizar as demandas e reinvindicações do setor, de maneira a compilar e formatar sugestões a serem apresentadas às autoridades de forma contundente e organizada com vistas ao aprimoramento contínuo do setor.

[Texto na íntegra]