« More Insights


Consultas Públicas em Andamento

Consulta Pública para apresentação de manifestações para fins de tomada de subsídios para a realização de análise de impacto regulatório sobre o tratamento das importações de bens remanufaturados ou a serem destinados à remanufatura.
As manifestações poderão ser formuladas por cidadãos, empresas, associações, entidades de classe, federações, confederações, associações de consumidores, organizações não governamentais, membros da comunidade acadêmica, membros do governo estadual, municipal ou distrital e outros. As manifestações deverão ser apresentadas por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na página eletrônica “https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/consultas-publicas-da-secex” e deverão ter como referência a Nota Técnica disponibilizada no mesmo sítio.
Prazo: 01/09/2021
[Texto na íntegra]

Consulta Pública sobre a modernização do modelo de Acordo de Investimentos adotado pelo Brasil.
Fica aberto, a contar da data da publicação desta Circular no Diário Oficial da União, o prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação de manifestações sobre eventual modernização do modelo de Acordo sobre Cooperação e Facilitação de Investimentos do Brasil. As manifestações poderão ser formuladas por cidadãos, empresas, associações, entidades de classe, federações, confederações, associações de consumidores, organizações não governamentais, membros da comunidade acadêmica, membros do governo estadual, municipal ou distrital e outros. As manifestações deverão ser apresentadas por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na página eletrônica https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/consultas-publicas-da-secex.
Prazo: 01/09/2021
[Texto na íntegra]

Diário Oficial da União

Não houve publicações relevantes ao Comércio Exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex

Não há notícias do Siscomex para o dia de hoje.

Notícias Referenciadas

Ásia foi destino de quase metade das exportações brasileiras no 1º semestre
Fonte: Poder360.com.br

Volume de produtos vendidos ao continente cresceu 36,3% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 67 bilhões. Os países asiáticos se consolidaram como o destino mais relevante para os produtos brasileiros. A Ásia absorveu quase metade (49%) das exportações do Brasil no 1º semestre de 2021. Renderam US$ 67 bilhões. Com 50 países, a região abriga 60% da população mundial e é responsável por 36% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. O continente é o mais dinâmico economicamente e sua importância como destino de exportações cresce para todo o mundo. Em 2020, a Ásia representou 68% das compras globais.
[Texto na íntegra]

Movimentação de contêineres cresce na China no primeiro semestre
Fonte: Portos e Navios

A movimentação de cargas e contêineres nos portos chineses registrou forte expansão no primeiro semestre, conforme o país se esforça para aumentar o fornecimento de contêineres, de acordo com o Ministério dos Transportes. Nos primeiros seis meses, os portos da China movimentaram 7,64 bilhões de toneladas de carga, um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2020, disse Sun Wenjian, porta-voz do ministério. A movimentação de contêineres do país aumentou 15% no período, para 140 milhões TEUs. Para diminuir a escassez de contêineres e o aumento contínuo das taxas de frete no mercado de transporte marítimo internacional, a China tem trabalhado para aumentar o espaço de transporte das principais companhias marítimas. A capacidade nas rotas da América do Norte e Europa aumentou 55% e 30%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
[Texto na íntegra]

Pequim diz que EUA tratam China como ‘inimigo imaginário’
Fonte: CNN

Em reunião entre diplomatas, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng, afirmou que governo norte-americano quer demonizar o país. O colapso nas relações EUA-China se deve ao fato de algumas pessoas nos Estados Unidos tratarem a China como um “inimigo imaginário”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng, durante uma reunião com a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, nesta segunda-feira (26), segundo declaração fornecida pelo Ministério das Relações Exteriores da China.
[Texto na íntegra]

STTAS pode ajudar

A equipe de Consultoria da STTAS Brasil é capaz de fornecer uma análise desses regulamentos e seu potencial impacto nos produtos exclusivos da sua empresa e nas atividades de operações comerciais. A STTAS também pode fornecer orientação para ajudá-lo a manter a conformidade, segurança e reduzir os riscos em suas operações de comércio exterior.

Se você não está atualmente envolvido com a STTAS, entre em contato com nossa equipe através de contato@sttas.com