« More Insights


Operador Econômico Autorizado na Argentina

No dia 29 de março de 2019 uma nova regulamentação foi aprovada na Argentina que permite que os contribuintes recebam benefícios como Operadores Econômicos Autorizados. Anteriormente à esta norma, apenas entidades selecionadas podiam participar no plano piloto de OEA. Mas, agora, está aberto a todas as entidades qualificáveis.

Saiba mais nos links abaixo:

Argentina AEO Program English

Argentina AEO Program Spanish

Consultas Públicas em Andamento

Não há consultas públicas relevantes ao comércio exterior em andamento.

Notícias Siscomex

Notícia Siscomex Importação n° 29/2019
Secex automatiza solicitação de atendimento sobre dúvidas de comércio exterior
[Texto na íntegra]

Notícia Siscomex Exportação nº 46/2019
Secex automatiza solicitação de atendimento sobre dúvidas de comércio exterior
[Texto na íntegra]

Notícias Referenciadas

PIB deve apresentar desempenho perto da estabilidade no 2º tri, diz BC na ata
Fonte: UOL
Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, 25, o Banco Central (BC) registrou que “o Produto Interno Bruto (PIB) deve apresentar desempenho próximo da estabilidade no segundo trimestre” deste ano.
[Texto na íntegra]

Bolsonaro viaja hoje para o Japão, onde participará do G20
Fonte: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro viaja na noite de hoje (25) para o Japão, onde participará da reunião de líderes do G20 e terá reuniões bilaterais com chefes de Estado. O G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia. Foi criado em 1999.
[Texto na íntegra]

Na FAO, ministra defende fim do protecionismo dos países desenvolvidos na agricultura
Fonte: MAPA
Em discurso na 41ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu nesta segunda-feira (24) o fim do protecionismo dos países desenvolvidos e a adoção de princípios científicos na regulação do comércio internacional de alimentos.
[Texto na íntegra]

Fabricantes criticam redução das taxas de importação de eletrônicos
Fonte: Tecmundo
Neste mês, a secretaria especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais anunciou plano que pode reduzir de 16% para 4% as tarifas relativas à importação de bens associados à tecnologia da informação. Embora sejam boas notícias para os consumidores, os fabricantes foram pegos de surpresa pela postagem do presidente Jair Bolsonaro, no dia 16.
[Texto na íntegra]

Alfândega da Receita Federal no Porto de Suape realiza apreensão recorde de cocaína
Fonte: Receita Federal
A Alfândega da Receita Federal no Porto de Suape frustrou na sexta-feira (21), véspera de São João, a tentativa de envio ao exterior de mais de 800 kg de cocaína, dentro de um carregamento de bananas que seguiria para a Bélgica.
[Texto na íntegra]