« More Insights


Diário Oficial da União

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.800, DE 21 DE MARÇO DE 2018

Dispõe sobre a prestação de serviço de perícia para identificação e quantificação de mercadoria importada e a exportar e regula o processo de credenciamento de órgãos, entidades e peritos.

[Texto na Íntegra] 

PORTARIA Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2018

Encerra a revisão do procedimento especial de verificação de origem não preferencial, com a manutenção da desqualificação da origem Tailândia para o produto objetos de louça para mesa, classificado nos subitens 6911.10.10, 6911.10.90, 6911.90.00 e 6912.00.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), declarado como produzido pela empresa ARTWAY CO. LTD.

[Texto na íntegra] 

Notícias Referenciadas

Publicada norma relacionada à prestação de serviço de perícia
Fonte: Receita Federal

Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje, a Instrução Normativa RFB nº 1800, de 2018, que substitui a Instrução Normativa RFB nº 1020, de 2010 (IN de Peritos), especialmente nos dispositivos relacionados ao credenciamento de peritos, à quantificação de mercadorias, à emissão de laudos periciais e à remuneração dos serviços de perícia aduaneira.

[Texto na íntegra] 

Brasil e Argentina discutem ampliação da integração produtiva e comercial
Fonte: MDIC

Delegações dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Brasil, e da Produção, pela Argentina, concluíram hoje a sexta reunião da Comissão de Produção e Comércio que envolve os dois países, em menos de dois anos. “A cada edição da Comissão de Produção e Comércio renovamos o nosso compromisso com a busca de maior concertação econômica e comercial nos planos bilateral, regional e multilateral”, declarou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

[Texto na íntegra] 

Incentivos a carros elétricos podem prejudicar arrecadação dos Estados, diz Fitch
Fonte: Estadão

Incentivos tributários do governo para reduzir o custo dos carros elétricos no Brasil podem ter impacto negativo na arrecadação de Estados e municípios, alerta a agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta quinta-feira, 22, ao comentar o Rota 2030, um programa de estímulo para o setor automotivo que prevê a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros elétricos de 27% para 7%.

[Texto na íntegra] 

Brasil ganhou ‘janela de 30 dias’, mas ligação de Temer para Trump é ‘imprescindível’, diz indústria do aço
Fonte: G1

O Instituto Aço Brasil (IABr), que representa a indústria do aço, afirmou nesta quinta-feira (22) que o anúncio de que o Brasil e outros países ficarão temporariamente isentos das taxações sobre o aço e o alumínio nos Estados Unidos é uma “notícia boa”, mas deve ser analisada com serenidade, uma vez que ainda não se trata de uma exclusão definitiva.

[Texto na Íntegra] 

Dólar fecha em alta, com temores sobre guerra comercial
Fonte: G1

O dólar fechou em alta sobre o real quinta-feira (22) em alta ante o real, com temores sobre uma possível guerra comercial após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar medidas contra a China, que, por sua vez, disse que haverá resposta.

[Texto na íntegra] 

Trump diz que adotará mais medidas comerciais contra outros países
Fonte: Valor Econômico

Ao anunciar a criação de taxas que poderão afetar até US$ 60 bilhões das importações de produtos chineses aos Estados Unidos, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que essa é a primeira ação que leva adiante contra um país no comércio, mas prometeu que fará outras.

[Texto na íntegra] 

Artigos STTAS Brasil

EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 – Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui  para acessar!