« More Insights


Diário Oficial da União

Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex

Não foram publicadas notícias do Siscomex na data de hoje.

Notícias Referenciadas

Governo prepara plano para crescer com comércio exterior espelhando-se no Chile e Rússia
Fonte: Extra

O governo brasileiro mira o desempenho de Chile e Rússia no comércio exterior para desenhar um plano para o desenvolvimento do Brasil em 12 anos, afirmou à Reuters uma fonte do ministério do Planejamento, em meio ao rápido envelhecimento populacional.

[Texto na íntegra] 

Coca-Cola ameaça deixar Brasil se não recuperar subsídio na Zona Franca
Fonte: Folha de São Paulo

A Coca-Cola ameaça interromper sua produção de refrigerante na Zona Franca de Manaus caso Michel Temer não baixe medida devolvendo ao setor os benefícios de que desfrutavam antes da paralisação dos caminhoneiros.

[Texto na íntegra] 

China promete deixar subsídios para aço em conformidade com regras da OMC
Fonte: Uol

A China prometeu deixar todos os subsídios federais para siderúrgicas em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), num momento em que Pequim se prepara para retomar discussões comerciais com os EUA esta semana.

[Texto na íntegra] 

Queda do comércio com Brasil é reflexo da crise
Fonte: Valor

A balança comercial entre Brasil e Venezuela reflete bem a deterioração nos últimos anos da economia que levou ao pacote com corte de cinco zeros na moeda anunciado pelo governo de Nicolás Maduro.

[Texto na íntegra] 

Confiança do empresário industrial tem leve melhora, informa CNI
Fonte: DCI

O empresário industrial volta a mostrar confiança, ainda que pequena, revela a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela entidade, alcançou 53,3 pontos em agosto, um crescimento de 3,1 pontos em relação a julho. O dado é superior aos dos últimos dois meses. Mesmo assim, pondera a CNI, ainda é inferior ao registrado em maio deste ano, antes da paralisação dos serviços de transporte rodoviário, ocorrida no fim daquele mês.

[Texto na íntegra] 

Artigos STTAS Brasil

STTAS ultrapassa a marca de 100 pleitos de Ex-tarifários

O regime de Ex-tarifário para Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) sem produção nacional equivalente é um dos principais senão dos mais utilizados mecanismos de redução da tarifa do Imposto de Importação no âmbito Brasileiro. Dados¹ do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que, em 2017, foram concedidos/renovados mais de 3.380 Ex-tarifários, com valores de importação totais (FOB) estimados em mais de 10,9 bilhões de dólares. A Alemanha lidera o ranking dos Países fabricantes de bens importados no Brasil utilizando o regime de Ex-tarifário (644). Já a China sai na frente quando o assunto é o valor FOB estimado das importações, superando a marca dos 5,9 bilhões de dólares – mais da metade do valor estimado das importações utilizando Ex-tarifários para aquele ano.

Resta evidente a importância que este regime tem para o setor produtivo nacional. A STTAS, a UPS Company, vem trabalhando ao longo dos anos com seus clientes de diversos segmentos industriais no estudo e aplicabilidade do regime de Ex-tarifário na importação. No mês de julho passado, a STTAS ultrapassou a marca dos 100 pleitos de Ex-tarifários, com destaque para 91 pleitos protocolados perante o Governo Brasileiro, além de outros 17 pleitos em vias de serem protocolados – incluindo pleitos do setor automotivo, auto-partista, alimentício, químico, de tecnologia, saúde e do agronegócio. Os pleitos deferidos apresentados pela STTAS representam savings do imposto de importação (custo direto ao importador) estimados em mais de 10,6 milhões de dólares para nossos clientes.

Leia mais sobre o regime de Ex-tarifário no artigo publicado pela STTAS:“Imposto de Importação e os mecanismos de redução tarifária” . Referido texto traz importantes informações acerca do funcionamento dos principais mecanismos de redução da tarifa do imposto de importação, incluindo o regime de Ex-tarifário.

Para saber mais sobre como a STTAS pode ajudar a sua empresa a se beneficiar da redução tarifária do Imposto de Importação, envie um e-mail para contato@sttas.com .

¹ Fonte: Estatísticas -Dados Abertos MDIC. Site: http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/acoes-e-programas-13/estatisticas-dados-abertos . Data de acesso: 14/08/2018.