« More Insights


Diário Oficial da União

Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Referenciadas

Comitê de Governança Estratégica do MDIC aprova 40 novas medidas de desburocratização
Fonte: MDIC

Foi realizada nesta segunda-feira, em Brasília, a 6ª Reunião do Comitê de Governança Estratégica (CGE) do MDIC. Um dos principais objetivos da reunião foi fortalecimento da agenda de desburocratização do Ministério. Com intuito de avançar na agenda de simplificação, o CGE aprovou na reunião do comitê um conjunto de 41 novas medidas que irão compor o novo Plano de Desburocratização do MDIC 2018. As ações elencadas no plano referem-se, principalmente, a medidas de simplificação de normas e procedimentos, de informatização de processos e serviços e o desenvolvimento de guichês únicos de atendimento ao usuário.

[Texto na íntegra] 

Acordo Mercosul-Canadá favorece ‘made in Brazil’
Fonte: Istoé Dinheiro

A negociação de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá criará oportunidade para 321 produtos brasileiros que hoje chegam mais caros e competem em condições de desigualdade no mercado canadense. É o que mostra um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), repassado com exclusividade ao ‘Estadão/Broadcast’.

[Texto na íntegra] 

EUA expressaram dúvidas e desejo de reformas na OMC, diz diretor
Fonte: Uol

Os Estados Unidos expressaram dúvidas a respeito do funcionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e pediram reformas na entidade, disse o diretor-geral Roberto Azevêdo nesta segunda-feira, no momento em que as tensões no comércio global aumentam.

[Texto na íntegra] 

Coreia do Sul promete abrir negociação com Mercosul “em breve”
Fonte: Uol

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yeon, se reuniu nesta segunda-feira com o presidente Michel Temer e prometeu abrir “em breve” uma negociação com o Mercosul, segundo informaram fontes oficiais.

[Texto na Íntegra] 

Reunião em abril deve esclarecer o Rota 2030
Fonte: Diário do Grande ABC

A expectativa do setor automotivo é a de que o Rota 2030, programa do governo federal de incentivo a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), tenha uma definição em abril. Em meio a incertezas – já que o projeto tinha previsão inicial de ser aprovado após o Carnaval, em fevereiro –, uma reunião nas próximas semanas com o presidente Michel Temer (MDB) deve trazer mais esclarecimentos sobre o assunto, conforme sinalizou ontem o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Antonio Megale. A iniciativa é crucial para que as montadoras pautem os investimentos no País. Sem ela, há preocupação com a perda de produção e, até mesmo, de postos, a médio e longo prazos.

[Texto na íntegra] 

Brasil e Coreia do Sul podem se juntar contra lista do aço dos EUA
Fonte: Época Negócios

A decisão dos EUA de sobretaxar em 25% as importações de aço e em 10% as de alumínio foi discutida nessa segunda-feira, 19, numa reunião do presidente Michel Temer com o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Nak-Yon Lee, que veio ao País para participar do 8.º Fórum Mundial da Água. O país asiático é um dos prejudicados pela medida. Segundo fontes do Planalto, as autoridades dos dois países já estavam em busca de alguma ação conjunta e Temer e Lee concordaram em somar esforços.

[Texto na íntegra] 

No G-20, posições diferentes sobre situação de acordo entre Mercosul e União Europeia
Fonte: O Globo

Em meio à guerra comercial desencadeada pelas recentes medidas protecionistas anunciadas pelo governo Donald Trump — que até sexta-feira pretende aplicar sobretaxas que chegariam a US$ 60 bilhões contra a China — os governos do Mercosul e da União Europeia (UE) aproveitaram a reunião do G-20 em Buenos Aires para conversar sobre o demorado acordo de livre comércio entre os dois blocos. As posições, até o momento, são divergentes. O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, assegurou que as negociações “estão bloqueadas”, mas reiterou a decisão do governo Macron de dar prioridade ao entendimento com o Mercosul. Mais otimista, o ministro espanhol, Román Escolano, assegurou que “esperamos superar os obstáculos que ainda existe nas próximas semanas”.

[Texto na Íntegra] 

Temer: Brasil e Colômbia vão patrocinar Mercosul-Aliança do Pacífico
Fonte: Valor Econômico

Após reunião de mais de duas horas com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que faz visita oficial ao Brasil, o presidente Michel Temer destacou a produtividade do encontro, com a assinatura de acordos nas áreas de segurança pública, ciência e tecnologia e agricultura familiar.

[Texto na Íntegra] 

Artigos STTAS Brasil

EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 – Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui  para acessar!