Skip to content

Informativo de Aduana & Comércio Exterior

2/7/2019
 

Consultas Públicas em Andamento

Não há consultas públicas em andamento.
 

Diário Oficial da União 

Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje. 
 

Notícias Siscomex 

Não existem notícias do Siscomex para hoje.
 

Notícias Referenciadas

Iata prevê aumento de 3,7% no preço do frete aéreo em 2019 
Fonte: Valor 
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) prevê para 2019 um aumento de 3,7% no preço médio do frete aéreo mundial. A entidade reúne as 290 maiores companhias de aviação do mundo. O aumento, segundo a Iata, será suportado pelo avanço da demanda de setores em alto crescimento, como o comércio eletrônico. 
[Texto na íntegra] 

EUA citam Brasil como referência para banco de apoio às exportações de suas empresas 
Fonte: Jornal GGN 
O congresso dos EUA aprovou no final do ano passado a criação da U.S. International Development Finance Corporation (USIDFC), instituição que visa promover o desenvolvimento em países emergentes a partir do fomento a empresas americanas. O projeto, que aguarda a sanção presidencial, propõe a transformação da já existente Overseas Private Investment Corporation (OPIC), pequena agência governamental criada em 1971, em um banco com mais poder de atuação, capaz de financiar investimentos privados americanos em mercados internacionais, especialmente em aliados estratégicos dos EUA.
[Texto na Íntegra]

Ministério da Infraestrutura avalia privatizar Porto de Santos 
Fonte: Portos e Navios 
Uma futura privatização do Porto de Santos está nos planos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Uma possibilidade é aplicar no cais santista a mesma diretriz a ser adotada no Porto de Vitória (ES). A informação é da deputada federal Rosana Valle (PSB), uma das representantes da região na Câmara Federal e que se reuniu com o titular da pasta na última segunda-feira.  
[Texto na íntegra] 

EUA pedem suspensão na tarifa brasileira de importação de etanol
Fonte: Extra 
Os Estados Unidos pediram ao Brasil que considere a suspensão da tarifa imposta às suas exportações de etanol e estão esperançosos de um resultado positivo nas negociações, disse uma autoridade do Departamento de Agricultura dos EUA nesta quarta-feira. 
[Texto na íntegra]

Liminar garante trabalho avulso nos terminais de contêineres no Porto de Santos
Fonte: Portos e Navios

Os estivadores conseguiram uma vitória na batalha judicial que envolve a utilização de mão de obra avulsa e da vinculada nos terminais de contêineres no Porto de Santos. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins Filho suspendeu temporariamente a aplicação da decisão de 2015 que desobrigou as empresas a requisitarem avulsos a partir de 1º de março.
[Texto na Íntegra]

Presidente do Sindifisco Nacional nega defender o fim do Carf
Fonte: Jota
O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Kleber Cabral, desmentiu que a entidade tenha proposto o fim do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). “Não falei, em momento nenhum, de extinção do Carf”, afirmou ao JOTA na noite desta terça-feira (05/02).
[Texto na Íntegra]

Estivadores são presos após içarem cocaína em navio no Porto de Santos
Fonte: G1
Dois estivadores foram presos em flagrante após embarcarem 17,26 kg de cocaína em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, informou a Polícia Federal nesta quarta-feira (6). Câmeras de monitoramento registraram a tentativa de tráfico internacional, que foi frustrada com apoio da Receita Federal.
[Texto na Íntegra]

Supremo julga se importação de arma de pressão configura descaminho ou contrabando
Fonte: Migalhas
A 2ª turma do STF iniciou nesta terça-feira, 6, o julgamento de HC que discute se a importação de arma de pressão configura contrabando ou descaminho. Pedido de vista da ministra Cármen Lúcia interrompeu o julgamento.
[Texto na Íntegra]